Redir

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Um brinde ao Cais Mauá













Foto: Tonico Alvares (CMPA)

A população de Porto Alegre ganhou um belo presente neste final de ano: após uma tarde de muito trabalho e articulação, a Câmara Municipal aprovou por maioria, às 22h 42min desta segunda-feira (21/12), o projeto de Revitalização do Cais Mauá. Foram mais de oito horas de debate.

O texto aprovado traça as diretrizes urbanísticas para a área que vai da Usina do Gasômetro até as proximidades da Estação Rodoviária. São 3,3 quilômetros de extensão que serão revitalizados a partir de Parceria Público-Privada. Na área, que abriga 11 armazéns tombados pelo patrimônio histórico, serão permitidas edificações de até 14 metros de altura, ao lado da Usina do Gasômetro, 32 metros em frente à praça Brigadeiro Sampaio e 100 metros nas proximidades da Rodoviária. A expectativa da prefeitura é de que as obras sejam concluídas até 2014, ano em que Porto Alegre será subsede dos jogos da Copa do Mundo de Futebol.

A aprovação do texto pela Câmara Municipal era pré-requisito para o governo do Estado elaborar o edital de concessão ou arrendamento do local. O investimento previsto é de R$ 500 milhões, com construção de shopping, centro de convenções, hotel, comércio e espaços para turismo, lazer e cultura. O Executivo estadual pretende encaminhar a licitação 60 dias após a publicação da lei.

O projeto de Revitalização do Cais Mauá será um divisor de águas na história de Porto Alegre. Temos o exemplo de várias cidades ao redor do mundo que investiram em projetos semelhantes, com a participação da iniciativa privada, com sucesso.

Agradeço o apoio da base e de toda a equipe que trabalhou durante três anos no projeto!

Nenhum comentário: