Redir

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ações conscientizam para respeito às faixas














Além da divulgação em veículos de comunicação, a distribuição de material educativo em faixas de segurança, sem semáforos, por agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na manhã de hoje, 14, marcou o início das atividades da segunda semana da campanha para um maior respeito aos pedestres na travessia das ruas.

As ações ocorreram na área central da Capital (av. Borges de Medeiros, ao lado da prefeitura; Dr. Flores x Otávio Rocha; Duque de Caxias, junto à Praça da Matriz; pontos das avenidas José de Alencar e Getúlio Vargas). Às 14h, no palco central do Acampamento Farroupilha, agentes da Assessoria de Educação para o Trânsito da EPTC estarão apresentando a peça de teatro "Com licença, preciso passar".

As atividades educativas terão continuidade durante toda a semana. Nas abordagens, motoristas são conscientizados da necessidade do respeito absoluto ao pedestre nas faixas de travessia, onde não existem semáforos. A parada dos carros deve ocorrer quando o pedestre estender o braço e este deve sempre esperar os carros pararem completamente antes de atravessar a rua.

O novo sinal (braço estendido) não é lei. Mas usar e respeitar a faixa de segurança faz parte do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo da campanha é proteger o pedestre nas relações do trânsito, já que 50% das mortes acontecem em razão de atropelamentos.

Nenhum comentário: