Redir

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Revitalização do Cais Mauá é vitória da Frente Parlamentar
















Aguardada pela população de Porto Alegre há 30 anos, a tão sonhada Revitalização do Cais Mauá finalmente será uma realidade. Nesta sexta-feira, 8, a partir das 14h, a Comissão Especial de Licitação do Cais Mauá receberá os envelopes das empresas interessadas em explorar a área. As propostas serão recebidas do Secon - Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501, 2º andar, sala de licitações).

O projeto de lei do Executivo que estabelece o regime urbanístico para a área foi aprovado por maioria na Câmara Municipal de Porto Alegre no dia 21 de dezembro de 2009, após muito trabalho e articulação. O texto aprovado traça as diretrizes urbanísticas para a área que vai da Usina do Gasômetro até as proximidades da Estação Rodoviária. São 3,3 quilômetros de extensão que serão revitalizados a partir de Parceria Público-Privada. Na área, que abriga 11 armazéns tombados pelo patrimônio histórico, serão permitidas edificações de até 14 metros de altura, ao lado da Usina do Gasômetro, 32 metros em frente à praça Brigadeiro Sampaio e 100 metros nas proximidades da Rodoviária. A expectativa da prefeitura é de que as obras sejam concluídas até 2014, ano em que Porto Alegre será subsede dos jogos da Copa do Mundo de Futebol. A aprovação do texto pela Câmara Municipal era pré-requisito para o governo do Estado elaborar o edital de concessão ou arrendamento do local.

Parado há três anos, o projeto de Revitalização do Cais Mauá ganhou impulso a partir da criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cais, presidida e proposta por mim enquanto vereador e líder do governo. Ao longo do ano várias ações da Frente Parlamentar foram responsáveis pela agilização dos trâmites do projeto, desde iniciativas para que a governadora encaminhasse o assunto à prefeitura Municipal; a articulação para que os Conselhos Municipais do Meio Ambiente (Comam) e de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge) acelerassem a avaliação; até a chegada na Câmara de Vereadores.

Na condição de líder do governo, solicitei várias vezes a priorização da votação do projeto, até que entrasse na ordem do dia. A revitalização do Cais será uma das obras de maior impacto não só para Porto Alegre, mas para o Rio Grande do Sul. O projeto tem uma capacidade irradiadora e todas as regiões no entorno serão beneficiadas.

O projeto de Revitalização do Cais Mauá prevê um investimento de aproximadamente R$ 500 milhões, instalação de hotel, shopping, centro de convenções, teatros, museus, restaurantes, centro infanto-juvenil para atividades recreativas, praças e parques, totalizando 149.000 metros de área construída.

Nenhum comentário: