Redir

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Smic firmará convênio para qualificação de mão-de-obra na construção civil
















Impulsionado por programas de habitação popular e pela maior oferta de crédito para o financiamento imobiliário, o mercado da construção civil tem gerado uma grande oferta de postos de trabalho, mas falta mão-de-obra qualificada para ocupar essas vagas. Em Porto Alegre houve um aumento significativo na criação de empregos nesta área. Em maio de 2010, 5.246 pessoas estavam empregas na construção civil. Em junho, este número saltou para 5.646. O crescimento foi de 7,62%. No acumulado de janeiro a junho de 2010 foram criadas mais de 36.000 vagas no município, sendo que no ano passado, no mesmo período, esse número não passava de 25.000, o que representa um aumento de 33%.

Visando buscar alternativas para contornar o problema da falta de qualificação de mão-de-obra no setor, recebi nesta terça-feira, 03, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), Paulo Garcia. O objetivo é firmar um convênio com a Fasc e o Sinduscon/RS para qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

A Smic direcionará os recursos do Plano Setorial de Qualificação (Planseq), para cursos de qualificação nesta área. O objetivo é treinar até dezembro de 2010 mais de 1600 trabalhadores nas modalidades de pedreiro, eletricista, azulejista, gesseiro, pintor, encanador, ferreiro armador, almoxarife, serralheiro e carpinteiro.

2 comentários:

Fagner disse...

Sou de Porto Alegre
Parabéns pelo blog.
Sempre quando eu posso eu volto aqui.
Abraços

Valter Nagelstein disse...

Obrigado Fagner! Apareça sempre que puder! abraços