Redir

terça-feira, 23 de março de 2010

Viva o Centro: parceria garante investimentos de R$ 1 milhão














A Prefeitura de Porto Alegre e a Vonpar Refrescos S.A. assinam nesta quinta-feira (25/3) termo de adoção que prevê investimentos de cerca de R$ 1 milhão pela Coca-Cola na instalação de equipamentos, benfeitorias e serviços de manutenção e conservação do Largo Glênio Peres, Praça 15 de Novembro e avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico de Porto Alegre. O ato será realizado no Largo Glênio Peres, às 11h, integrando a programação da Semana de Porto Alegre.

As intervenções planejadas para os três espaços fazem parte das ações do projeto especial Viva o Centro, vinculado ao programa estratégico municipal Cidade Integrada. Para o Largo Glênio Peres, o projeto inclui restauração do pavimento, instalação de deck elevado com cobertura para uso dos permissionários do Mercado Público, novos postes de iluminação, um chafariz com equipamento e obras civis, espaço para manifestações públicas, atrações e shows culturais, sistema de videomonitoramento e concurso para execução do monumento a Glênio Peres.

Praça 15 e Borges - Na Praça 15 de Novembro, estão previstas a execução e manutenção de paisagismo, extensivo aos canteiros da rua Marechal Floriano, além da conservação e manutenção de piso, equipamentos e mobiliário geral. Na avenida Borges de Medeiros a intervenção será a execução e manutenção de projeto de reurbanização do canteiro central, entre o Paço Municipal e o Mercado Público. Pelo cronograma de obras, as primeiras intervenções devem começar em abril, com a restauração do pavimento do Largo, e finalização em maio de 2012.

O Largo

Inaugurado em 1992, o Largo Glênio Peres é o espaço entre o Mercado Público e a Praça 15 de Novembro onde ocorrem manifestações artístico-culturais, políticas, religiosas, campanhas de conscientização e feiras de produtos. A pavimentação de 6.309 metros quadrados resgata o desenho que, na década de 1930, existia em frente ao prédio da prefeitura, semelhante a um tapete persa, composto por lajotas em basalto cinza e pedras portuguesas, nas cores preto, branco e rosa. O nome do espaço é uma homenagem a Glênio Peres, jornalista, compositor, poeta, vereador na Capital por 20 anos e vice-prefeito na gestão de Alceu Collares, falecido em 27 de fevereiro de 1988.

Nenhum comentário: