Redir

terça-feira, 9 de março de 2010

Prefeitura de Porto Alegre assinará Acordo de Cooperação e Amizade com Prefeitura de Haifa

Uma visita rápida, mas intensa. Assim será a agenda do prefeito de Haifa, Yona Yahav, a Porto Alegre. O objetivo da viagem é a assinatura do Acordo de Cooperação e Amizade entre os municípios de Haifa (Israel) e Porto Alegre, reforçando que ambas as cidades desejam aprofundar suas relações de cooperação e intercâmbio nas áreas de gestão financeira e orçamentária; promover o intercâmbio comercial e econômico, além de fomentar os contatos entre os setores empresariais, suscitando o diálogo e a troca de experiências no campo da inovação e da tecnologia. A solenidade de assinatura acontecerá nesta quarta-feira (10/3), às 11h, no salão nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu nº 10, Centro Histórico ).

A cidade
















Haifa é a maior cidade do norte de Israel e a terceira maior cidade do país, depois de Jerusalém e Tel Aviv, com uma população de mais de 264.900 habitantes. Haifa tem uma população mista de árabes e judeus dando um exemplo de co-existência pacífica. A população árabe costumava ser predominantemente cristã, enquanto parte da população judaica chegou da Rússia. É também a casa do Centro Mundial Bahá'í, um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Haifa, construída nas encostas do Monte Carmelo, tem uma história que remonta aos tempos bíblicos. O mais antigo assentamento nas proximidades foi Tell Abu Hawam, uma pequena cidade portuária estabelecida no final da Idade do Bronze (século XVI a.C.). Ao longo dos séculos, a cidade mudou de mãos: foi conquistada e governada pelos bizantinos, árabes, cruzados, otomanos, egípcios e pelos britânicos. Desde a criação do Estado de Israel em 1948, a cidade é governada pela Câmara Municipal de Haifa.

Hoje, a cidade é um importante porto localizado na costa mediterrânica de Israel, na Baía de Haifa, abrangendo 63,7 quilômetros quadrados. Ele está localizado cerca de 90 quilômetros ao norte de Tel Aviv e é o grande centro regional do norte de Israel. Duas respeitadas instituições acadêmicas, a Universidade de Haifa e o Technion, estão localizados em Haifa, a cidade desempenha um papel importante na economia de Israel. A cidade possui vários parques de alta tecnologia, entre eles o mais antigo e maior do país, um porto industrial e uma refinaria de petróleo. Haifa era anteriormente o ponto mais ocidental de um oleoduto que vinha do Iraque através da Jordânia.

Nenhum comentário: