Redir

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ato em repúdio à visita do presidente do Irã ao Brasil



Participei de ato na Esquina Democrática, no início da tarde desta segunda-feira (23/11), em repúdio à visita do presidente do Irã ao Brasil, Mahmoud Ahmadinejad.

Nós estamos recebendo no Brasil o que há de pior, eu diria a escória da humanidade nos dias de hoje. Dentre outras barbaridades, Ahmadinejad contesta a existência de um dos piores crimes contra a humanidade, o holocausto. Já sabemos onde um discurso como esse pode nos levar. Novamente o mundo está sob ameaça. É por isso que queremos que seja respeitado o direito sagrado de todas as minorias.

A manifestação foi organizada pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul; Igualdade - Associação de Travestis e Transexuais do RS; Nuances – Grupo pela Livre Expressão Sexual; Themis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero; e Organização Sionista do Rio Grande do Sul.

Confira o manifesto divulgado pelas entidades.

Manifesto contra a presença do presidente do Irã no Brasil

Há 70 anos começava a Segunda Guerra Mundial. Durante esta luta contra as ditaduras nazista e fascista, o Brasil mostrou sua vocação para apoiar as causa de liberdade e contra o preconceito. Nossos soldados demonstraram a coragem do povo brasileiro e sacrificaram, por vezes, suas próprias vidas em defesa desses ideais.

Essa tem sido a tradição no país: o Brasil acolhe e respeita a todos que vem com espírito de paz e respeito.

Aqui homossexuais conquistam direitos e respeito a cada dia e constroem suas vidas com dignidade.

Mulheres cada vez mais conquistam direitos e possuem liberdades iguais às dos homens.

Negros orgulham-se de suas raízes africanas e apresentam-se como construtores desta nação, alcançando cada vez mais reconhecimento por sua participação.

Árabes e judeus foram aqui recebidos e convivem fraternalmente, assim, como outras tantas minorias.

E, em casos de violações e discriminações que persistam em nosso país, o Estado brasileiro possui, além de um movimento social de direitos humanos organizado e atuante, leis que permitem aos cidadãos exercitarem seus direitos.

Logo, agora, quando o governo brasileiro resolve receber como convidado oficial o presidente da República Islâmica do Irã, o senhor Mahmoud Ahmadinejad, nós lamentamos. Isso é triste e penoso.

E nós, movimentos sociais que lutam pelos direitos humanos, repudiamos essa visita, por que este senhor representa o desrespeito aos ideais de liberdade e respeito ao outro.

O governo fundamentalista deste senhor mata mulheres, homossexuais e todos que discordem de suas idéias. É um governo que se reelegeu com base em fraude e que nega ter sido o nazismo uma das maiores chagas do século passado - que tenha assassinado seis milhões de judeus em razão, unicamente, de sua religião – sem contar a morte de outros tantos pertencentes a outras minorias.


A presença deste senhor em solo brasileiro, portanto, é uma afronta a todos os brasileiros, homens e mulheres que lutam por um país onde se possa viver em paz; a todas as pessoas que vivem suas vidas pautadas em opções, sexuais ou religiosas.

A todos cabe refletir sobre isso e lutar para que o Brasil, a fim de alcançar a projeção que deseja, e merece, na ordem internacional, paute suas ações diplomáticas com base nos princípios da liberdade e do respeito pelo outro.

Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul
Igualdade - - Associação de Travestis e Transexuais do RS.
Nuances – Grupo pela Livre Expressão Sexual
Themis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero
Organização Sionista do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: