Redir

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Antagonismo entre Portais e Metrô















Estou preocupado com o suposto antagonismo entre o projeto Portais da Cidade e do Metrô, justamente no momento em que o projeto autorizativo para que a Prefeitura contrate o financiamento com a Câmara Andina de Fomento chega ao Legislativo, assim como o projeto do Metrô, para que se concretize, deveria estar começando a ser desenhado, com as licenças ambientais, as projeções urbanísticas, etc.

Isto ficou mais evidente na data de ontem (05/11), durante a palestra do diretor-presidente do Trensurb, Marco Arildo Cunha, em reunião no diretório municipal do PMDB. Após a palestra houve um debate da mais alta qualidade entre Cunha e o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães. Cunha fez um apelo para que a prefeitura desista dos Portais. Magalhães contestou, dizendo que os Portais visam somente à organização do fluxo viário que se dirige ao centro da cidade, com impactos positivos na mobilidade urbana, na qualidade do ar e na qualidade de vida do usuário do transporte coletivo. Magalhães reiterou que os Portais não drenam usuários do metrô, além de que o custo desse sistema representa o equivalente a 1 km do custo do metrô.

Em sua tréplica, o presidente do Trensurb, disse que o melhor seria que todas as energias estivessem concentradas somente no metrô e disse que infelizmente, por falta de consenso político, as obras do metrô acabaram não incluídas no PAC da Copa.

Ao final do debate, fiz um apelo pela unidade, afirmei que os modais não são competitivos e sim complementares e sugeri missão à Brasília, composta por vereadores, deputados estaduais e federais e senadores.

O metrô hoje para Porto Alegre é o que foi o Pólo Petroquímico para o Rio Grande num passado recente. O projeto merece nossa união porque é estratégico e inadiável. Eventuais desequilíbrios econômico-financeiros poderiam ser corrigidos com o alongamento do prazo da Parceria Público-Privada – PPP. Em relação a isso (PPPs) fico feliz em ver o presidente do Trensurb, que é vinculado ao Partido dos Trabalhadores, defender esse modelo, eis que é o mais correto. É um momento de união.

Conheça aqui o projeto Portais da Cidade.

Conheça aqui o projeto Metrô de Porto Alegre.

Nenhum comentário: