Redir

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Holocausto lembrado na Câmara Municipal














Às vésperas do Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico, comemorado amanhã, ocupei o Grande Expediente da sessão desta quinta-feira (17/9) da Câmara Municipal de Porto Alegre para resgatar a história dos judeus e do Holocausto.

Amanhã, os judeus comemorarm 5.770 anos de história, desde que o patriarca Abraão saiu da Mesopotâmia e foi para onde hoje fica Israel, tendo como descendentes os judeus, os cristãos e os muçulmanos. Ao longo de sua história, os judeus foram seguidamente retirados de suas terras. A última epopeia começou no ano 70 de nossa era, quando foram expulsos pelo Império Romano e se espalharam pelo Oriente e o Ocidente, até a criação do Estado de Israel, em 1948, que possibilitou a volta à pátria.

Em sua longa trajetória pelo mundo, no século XX os judeus foram vítimas de uma das mais trágicas experiências da história - o massacre promovido pelo governo nazista alemão a partir da década de 1930. Adolf Hitler se voltou contra os judeus, alegando que haviam financiado os exércitos que derrotaram "e humilharam" a Alemanha na I Guerra Mundial, e perseguiu também ciganos, homossexuais e comunistas, outros "adversários do regime".

O auge da matança de judeus ocorreu na II Guerra Mundial - iniciada em 1939, com a invasão da Polônia pela Alemanha -, quando se proliferaram os campos de concentração pela Europa. Nesses locais, com apoio de uma intrincada logística, os presos passaram a ser assassinados "em escala industrial" nas câmaras de gás. De 1939 a 1945 (fim da II Guerra), 6 milhões de judeus foram exterminados. Por isso, o Holocausto é considerado um processo que não encontra paralelo na história e fica difícil entender como essa ideologia avançou.

Vida longa a esse e a todos os povos! Que a triste e trágica história do Holocausto nunca mais se repita!

Nenhum comentário: