Redir

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Holocausto é tema do Grande Expediente desta quinta-feira, na Câmara Municipal

Conhecido como um dos piores massacres da história da humanidade, o holocausto - termo utilizado para descrever a tentativa de extermínio dos judeus na Europa nazista, durante a Segunda Guerra Mundial – será o tema do meu Grande Expediente desta quinta-feira (17/9), na Câmara de Porto Alegre.

Na ocasião, falarei do meu Projeto de Lei que institui a obrigatoriedade do ensino do holocausto nas escolas municipais de Porto Alegre. É fundamental guardar esse período na memória, ainda que seja dos mais pesados da História. Muitos jovens desconhecem esta história e as lições que advieram desta época lamentável. Portanto o ensino público tem o dever de proporcionar um melhor entendimento do assunto.













Marcha da Vida – Durante o Grande Expediente, ainda abordarei a Marcha da Vida, evento que reúne todos os anos milhares de pessoas de diversas partes do mundo que refazem o percurso feito por vítimas da Segunda Guerra Mundial entre o campo de concentração de Auschwitz e o campo de extermínio de Birkenau. A marcha ocorre anualmente em Iom Hashoá (Dia do Holocausto). O evento faz parte de um programa educacional que tem como objetivo fazer com que jovens judeus conheçam mais da história de seu povo, visitando os locais onde a vida comunitária judaica acontecia antes da Segunda Guerra, assim como campos de concentração e extermínio na Polônia ocupada.

Um comentário:

Paula Palma Dias disse...

Tornar obrigatório o ensino do Holocausto nas escolas, vai trazer grande conhecimento para os jovens. Apesar de vivermos em tempos modernos, onde muitas barreiras já foram quebradas, ainda convivemos com pessoas racistas, inclusive com neonazista. E ensinar a verdadeira história da Segunda Guerra Mundial, além de transmitir conhecimento, vai ensinar aos adolescentes que o preconceito só agrega atitudes violentas.