Redir

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Desemprego anual em Porto Alegre é o menor desde 1993


A taxa de desemprego anual em Porto Alegre atingiu em 2010 o menor percentual desde 1993: 7,7%, a menor taxa anual de toda a série da Pesquisa de Emprego e Desemprego no município (PED-POA). O declínio do desemprego se deve à combinação entre crescimento da ocupação (12 mil pessoas) e diminuição no número de trabalhadores inseridos no mercado de trabalho (4 mil pessoas). O contingente de desempregados declinou em 16 mil indivíduos e passou a ser estimado em 58 mil pessoas no último ano.

Os dados foram apresentados nesta segunda-feira, 21, pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria da Produção, Indústria, e Comércio (Smic), e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – Dieese.  De acordo com a pesquisa, os últimos cinco meses de 2010 tiveram as taxas mais baixas da série histórica, iniciada em junho de 1992. Dentre as dez menores taxas de desemprego, sete ocorreram em 2010.

A PED-POA é realizada através de convênio firmado pela prefeitura, Dieese, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Fundação de Economia e Estatística (FEE) e Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

Os dados completos da pesquisa podem ser acessados na página do Observatório da Cidade de Porto Alegre (Observa POA).

Ao mesmo tempo em que se comemora a menor taxa de desemprego da história, se lamenta a falta de qualificação profissional. A Smic tem buscado, em parceria com a Comissão Municipal do Emprego, definir estratégias para qualificar a mão-de-obra local, destinando os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para áreas de maior oferta de emprego.

Um comentário:

sofiamimi disse...

ilustrissimo sr vereador sou suA AMIGA NO FACE BOOK SOU PSICOLOGA E NAO CONSIGO COLOCAÇAO NA MINHA AREA POE ESTE MOTIVO ME CANDIDATEI A QUALIFICAÇAO DE MULHERES NA CONTRUÇAO CIVIL POIS ESTOU ME SEPARANDO E ESTOU PASSANDO NECESSIDADE FINANCEIRA OBRIGADA POR ESTA BELA INICIATIVA QUE PETENDO FAZER PARTE UM RESPEITOSO ABRAÇO SIRLEI CREMER