Redir

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Prefeitura entrega reurbanização da Praça XV de Novembro




A Prefeitura de Porto Alegre apresentou à imprensa na manhã desta segunda-feira, 24, as obras de reurbanização da Praça XV. A solenidade também serviu para marcar a reabertura oficial do Chalé da Praça XV. Com investimentos do município e iniciativa privada, além da ampliação do tradicional restaurante, o local recebeu tratamento paisagístico com iluminação especial, renovação da pavimento e melhores condições de acessibilidade.

As novas instalações do restaurante ampliarão sua capacidade de atendimento para 600 pessoas, com novos deques ao ar livre e salão envidraçado. O conjunto integra-se às melhorias já realizadas no Largo Glênio Peres, em parceria com a Coca-Cola, quando foram recuperados o piso, colocados deques de madeira nos bares do Mercado Público, instalada rede wireless e câmeras de videomonitoramento. As próximas etapas incluem a implantação de jatos ornamentais de água e construção de monumento em homenagem ao jornalista e ex vice-prefeito da Capital, Glênio Peres. Outra melhoria prevista é a abertura ao tráfego de veículos, para incentivar o uso cotidiano do Centro Histórico pela população e por turistas.

Canteiro de obras – A reabilitação do Centro Histórico é uma iniciativa do Projeto Viva o Centro, que integra o conjunto de ações previstas pelo Programa Estratégico Cidade Integrada. As intervenções no Centro tiveram um grande impacto com a transferência do comércio informal das ruas Marechal Floriano e José Montaury para o Camelódromo. A partir daí, inúmeras iniciativas tiveram início ou continuidade, como as obras de recuperação de patrimônios públicos e privados por meio do projeto Monumenta, voltado à requalificação de centros históricos urbanos no território nacional. Pelo Monumenta já foram restaurados inúmeras edificações como o Pórtico Central Cais do Porto, Palácio Piratini, Margs, Memorial do RS e Clube do Comércio.

Outras obras estão em andamento como a Praça da Alfândega, o Cine Imperial, que dará lugar a um centro cultural; a conclusão do processo da parceria público-privada do Cais Mauá, processo do governo do Estado, que contou com o apoio da prefeitura; conclusão das obras no Museu Hipólito da Costa e implantação do Centro Administrativo Regional (CAR) Centro, prevista para março. O CAR Centro é o projeto-piloto da reestruturação dos CARs, que atuará visando à excelência dos serviços. Oito fiscais atuarão de forma multidisciplinar fiscalizando e monitorando áreas de atuação relacionadas às secretarias do Meio Ambiente, Saúde, Indústria e Comércio, Limpeza Urbana, Obras e Viação e da Fundação de Assistência Social e Cidadania.

Nenhum comentário: