Redir

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Convênio qualificará mulheres na construção civil

Cerca de 700 novas vagas de cursos profissionalizantes deverão ser abertas até o final de novembro com o objetivo de capacitar, preferencialmente, mão de obra feminina para a área da construção civil, por meio de um projeto-piloto denominado “Tua casa, meu trabalho”. A iniciativa partiu do projeto de criação de um Centro Municipal de Formação e Qualificação de Mão-de-Obra, numa parceria da prefeitura, através da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), com o Sinduscon, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (STICC) e a ONG Moradia e Cidadania, por meio do Cresce Porto Alegre, um dos programas estratégicos da administração municipal.

O mercado da construção civil tem sido impulsionado por programas de habitação popular e pela maior oferta de crédito para o financiamento imobiliário, o que tem gerado uma grande oferta de postos de trabalho, mas falta mão de obra qualificada para ocupar as vagas. A secretaria tem buscado alternativas e parcerias para contornar o problema de falta de qualificação no setor, além de direcionar também os recursos do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) para cursos nesta área.

Metodologia - Os cursos em capacitação para a construção civil terão aulas teóricas na Casa Brasil (Voluntários da Pátria, 2552), coordenada pela ONG Moradia e Cidadania, criada pelos funcionários da Caixa Econômica Federal e que tem entre seus objetivos a geração de trabalho e renda, por meio do ensino de práticas produtivas criativas, desenvolvendo projetos de educação profissional, capacitação e treinamento para melhoria das condições de vida da população de baixa renda. A parte prática será em canteiros de obras, monitorada pelo Sinduscon, onde os alunos terão carteira assinada por um período experimental de três meses.

Nenhum comentário: