Redir

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Projeto que institui o ensino do holocausto nas escolas municipais deverá ser votado nesta quarta-feira












Na próxima quarta-feira, 15, a Câmara Municipal de Porto Alegre deverá votar o Projeto de Lei de minha autoria que torna obrigatório o ensino do holocausto na rede de ensino municipal. O Projeto já recebeu parecer favorável das Comissões da Casa, e em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 13, o presidente da Câmara, vereador Nelcir Tessaro, e os demais líderes partidários se comprometeram em aprovar a proposta.

Conhecido como um dos piores massacres da história da humanidade, o holocausto - termo utilizado para descrever a tentativa de extermínio dos judeus na Europa nazista - teve seu fim anunciado no dia 27 de janeiro de 1945, quando as tropas soviéticas, aliadas ao Reino Unido, Estados Unidos e França na Segunda Guerra Mundial, invadiram o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, em Oswiecim, sul da Polônia. Sob a doutrina racista do III Reich, cerca de 7,5 milhões de pessoas perderam a dignidade e a vida em campos de concentração, especialmente preparados para matar em escala industrial.

É fundamental guardar esse período na memória, ainda que seja dos mais pesados da História. Muitos jovens desconhecem esta história e as lições que advieram desta época lamentável. Portanto o ensino público tem o dever de proporcionar um melhor entendimento do assunto.

Nenhum comentário: