Redir

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Porto Alegre poderá ter Observatório do Trabalho















Conhecer detalhadamente o perfil econômico da cidade de modo que as informações possam auxiliar na formulação e na implantação de políticas públicas, bem como no desenvolvimento local, são benefícios diretos que o Observatório do Trabalho pode oferecer ao ser implantado em determinada cidade. A proposta de Porto Alegre aderir ao Observatório do Trabalho, ferramenta elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), foi apresentada nesta quinta-feira, 1º de julho, a gestores municipais e empresários.

O Observatório poderá servir como instrumento para novas propostas a serem implantadas pela Smic, como a gerência do programa de microcrédito e o plano de estabelecimento de parcerias em prol do desenvolvimento econômico local.

Diálogo - A responsável do Dieese pela elaboração do Observatório do Trabalho, Ângela Schwenger, comentou a experiência de outras cidades que já têm seu Observatório, como São Paulo, Campinas e Osasco, e que o desafio do instrumento é fazer a análise local, promovendo o diálogo para planejar a cidade conjuntamente entre distintos setores da sociedade. “Não temos condições de pensar em políticas públicas para emprego sem pensar em desenvolvimento local", exemplifica.

Nenhum comentário: