Redir

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Estratégias para o Desenvolvimento de Porto Alegre















O Desafio do Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre foi o foco de debates da primeira reunião do Grupo de Trabalho Econômico, coordenado pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), realizado na tarde desta quarta-feira, 30. Formado a partir do Comitê de Gerenciamento do Programa Cresce Porto Alegre, o grupo também é composto por representantes da SMF, SMGAE, SMOV, EPTC, SPM, SMAM, INOVAPOA e Governança. O encontro contou com a participação do economista Gustavo Grisa, sócio-diretor da Agência Futuro, empresa de consultoria contratada pela Smic para elaborar um planejamento para a atração de novas empresas para a Capital.

De acordo com o estudo, Porto Alegre precisa aumentar a competitividade e a integração com a economia nacional e internacional, promover melhorias na infraestrutura, e principalmente, buscar avanços institucionais para agilizar os trâmites dos novos investimentos. Dentre os setores chave para gerar renda e empregos para a capital, Grisa destacou os clusters comerciais, as indústrias de Tecnologia da Informação, o turismo médico, a biotecnologia, a indústria criativa e a construção civil sustentável.

É preciso pensar no desenvolvimento de Porto Alegre para os próximos 20 anos e para tanto é necessário analisar os projetos da prefeitura que já estão em andamento e complementar com novas iniciativas. A sinergia na atuação das secretarias é fundamental para o desenvolvimento de Porto Alegre. É preciso destravar o processo burocrático para dar condições para as empresas que quiserem se instalar aqui.

Nenhum comentário: