Redir

sexta-feira, 26 de março de 2010

Porto Alegre completa 238 anos hoje














Porto Alegre comemora hoje (26/3) o seu aniversário de 238 anos com uma diversificada programação de eventos incluindo a entrega da Medalha da Cidade, no Cais do Porto, e apresentações de teatro, dança, teatro de sombras e circo na Usina do Gasômetro.

Um dos grandes destaques das festividades é a entrega da Medalha Cidade de Porto Alegre a 18 homenageados hoje, às 20h 30, no Cais do Porto (avenida Mauá, Portão 2 - entre armazéns 4 e 5 - Bar da Bienal). Instituída em 1977, esta solenidade acontece todos os anos e premia as pessoas ou entidades que tenham se distinguido por relevantes serviços em prol do desenvolvimento cultural, social, científico ou econômico da cidade. (Veja aqui a lista dos agraciados). Criada pelo artista plástico Nelson Jungbluth, a medalha traz gravados motivos vinculados aos valores da pessoa e da natureza. A cerimônia terá intervenções musicais da cantora Adriana Deffenti e do saxofonista Cláudio Sander.

Reconhecimento - A Capital do Rio Grande do Sul ocupa lugar de destaque no cenário nacional. Com uma população de mais de 1 milhão e 430 mil habitantes, de 25 etnias, ganhou reconhecimento internacional por ter sediado o Fórum Social Mundial. Também é reconhecida mundialmente por estar entre os 40 melhores modelos de Gestão Pública Democrática do mundo, com o Orçamento Participativo.

A Organização das Nações Unidas (ONU) considerou a capital dos gaúchos como a metrópole da qualidade de vida em três ocasiões. Melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em saúde, saneamento básico, educação, meio ambiente e economia. É uma das cidades mais arborizadas do mundo com mais de um milhão e meio de árvores em suas ruas e acumula mais de 80 prêmios e títulos que a qualificam como uma das melhores cidades brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir.

Nenhum comentário: