Redir

terça-feira, 2 de março de 2010

Autorizado início das obras do Hospital da Restinga














Estive presente na manhã desta terça-feira (02/3) na solenidade de assinatura do termo de início das obras do Hospital Moinhos Restinga, que beneficiará mais de 100 mil habitantes do Extremo-Sul da Capital. O complexo será construído com recursos da certificação da filantropia obtida pelo Moinhos de Vento em uma área de 41,6 mil metros quadrados, cedida pela prefeitura, na rua João Antônio da Silveira, sem número, quadra J, Distrito Industrial, na Restinga.

O Projeto Social Restinga e Extremo-Sul será uma rede de atenção à saúde, composta por um hospital geral de média complexidade, um centro de especialidades, centro de diagnóstico, pronto-atendimento e escola de gestão em saúde. Com previsão de iniciar as operações em dois anos, o Hospital Moinhos Restinga terá 90 leitos.

A Estrutura

O novo hospital inicialmente terá 90 leitos com enfermaria para adultos nas áreas de clínica médica e cirúrgica. Haverá enfermaria pediátrica, além de alojamento conjunto obstétrico e neonatal e centro obstétrico com capacidade cirúrgica, salas de reanimação e estabilização e para procedimentos (curativos, inalações e injetáveis).

Integram ainda a estrutura um centro de especialidades com núcleos voltados à saúde da mulher, materno e infanto-juvenil; cirurgias especializadas, medicina interna, odontologia, saúde mental e reabilitação. Também um centro de diagnósticos com serviços de tomografia, radiodiagnóstico, mamografia, ecografia, laboratório de análises clínicas, eletrocardiografia comum e de esforço, endoscopia digestiva e eletroencefalografia. Uma unidade de Atenção às Urgências e emergências composta por Pronto-Atendimento que já atua desde 2004 e que será transferida para a nova estrutura e contará também com atenção em traumato-ortopedia.

Uma escola de gestão em saúde servirá para o desenvolvimento e fortalecimento das políticas do SUS, além de gerar conhecimento e educação. Além da estrutura do complexo hospitalar haverá a implementação de seis novas equipes da estratégia saúde da família que estarão integradas às unidades já existentes no território.

Nenhum comentário: