Redir

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Cais Mauá: a jóia de Porto Alegre















São muitos os exemplos de cidades portuárias que com o passar dos anos sentiram a necessidade de revitalizar seus portos e trazer de volta à paisagem urbana áreas nobres, mas que foram esquecidas pela falta de utilização. Essa revitalização está muito próxima de se tornar realidade em Porto Alegre.

Na América Latina um dos principais exemplos é em Buenos Aires, Argentina. Revitalizado há 20 anos, Puerto Madero foi no passado um conjunto arquitetônico de galpões que serviram para armazenagem de produtos e alimentos. Hoje, eles abrigam o maior pólo de diversão portenha com restaurantes, cinemas, casas noturnas, cafés, museus, Iate Clube, hotéis, pólos financeiros e residenciais. Quem visita Puerto Madero acha difícil imaginar que há pouco tempo era um bairro fantasma, com uma paisagem nada atraente, degradada e abandonada.

Na Europa, outros bons exemplos ocorreram em Londres, na Inglaterra e em Bilbao na Espanha. Em Londres, a revitalização de Canary Wharf, uma zona portuária histórica, criou um moderno distrito financeiro. Foram reformados diques, para abrigar novas ruas, criadas praças, restaurantes e residências, e entre as décadas de 1990 e 2000, o número de pessoas que trabalhavam e viviam na região passou de 7 mil para 90 mil.

Na Espanha, o Porto de Bilbao hoje abriga o Museu Gughemhein e é um dos principais atrativos turísticos de um país que encerra um sem número de atrações. Da mesma forma que outras cidades, Bilbao transformou uma zona abandonada, num destino turístico indispensável. Barcelona então, foi a precursora.

Nos Estados Unidos tomemos por exemplo São Francisco, que já foi o maior e mais movimentado porto da costa pacífica, hoje revitalizado encontra a mesma vocação turística que outras cidades, atrai pessoas, gera empregos, riqueza, oportunidades. Além destes, muitos outros cases de sucesso poderiam ser citados como o Porto de Santiago de Guayaquil no Equador, Sidney, na Austrália. Mesmo aqui, Belém do Pará já fez, e o Rio está fazendo.

Por isso, baseado nas experiências positivas (e negativas também) experimentadas em outros países e cidades, propus a criação da Frente Parlamentar pelo Cais Mauá, que desenvolveu varias iniciativas para fazer andar o projeto daqui – que inobstante o esforço de seu coordenador - se prendia em escaninhos e certa inação política.

Porto Alegre tem todas as ferramentas para construir um projeto tão ou mais bonito que estes exemplos mundo afora, basta ousadia e determinação. Acredito que estamos frente a um novo tempo, que pode guindar nossa Capital a uma nova condição, incluindo-a no roteiro do turismo internacional, que aos milhares, todo ano vem ao Brasil, recuperando assim também o nosso centro histórico e trazendo novo brilho a um diamante que o tempo havia ofuscado.

Um comentário:

Henrique Wittler disse...

Prezado Nagelstein

Concordo que nosso cais é por si só uma raridade de beleza.
Ele no entanto não precisa de altos prédios para melhorar a paisagem.
Façamos á recuperação dos Armazens com a iniciativa privada e preservemos a área para lazer e gastronomia.

Que Deus o ilumine nas decisões