Redir

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Revitalização do Cais Mauá: projeto é detalhado em percurso de barco pela orla do Guaíba














Foto: Tonico Alvares (CMPA)


Na tarde desta terça-feira (08/12) participei de um percurso de barco pela orla do Guaíba, junto ao vice-prefeito e secretário municipal extraordinário da Copa de 2014, José Fortunati, o secretário estadual extraordinário da Copa, Paulo Odone e o coordenador executivo do projeto de revitalização do Cais Mauá e presidente da Comissão Técnica de Avaliação, Edemar Tutikian e demais vereadores. O objetivo foi detalhar o projeto de revitalização do Cais Mauá, que prevê áreas para comércio, turismo, gastronomia, lazer e cultura da capital.

De acordo com Tutikian, o projeto de Revitalização do Cais Mauá é prioritário para o governo do Estado e está baseado sob o princípio da sustentabilidade e do acesso universal a todo o empreendimento.

Alguns pontos da revitalização do Cais Mauá tratados durante o percurso:

— próximo à Rodoviária, na área das docas, seriam construídas duas torres comerciais, com espaço para escritórios e estacionamento.

— o prédio onde antes funcionava uma fábrica de gelo seria transformado em espaço cultural, possivelmente um museu.

— próximo à Usina do Gasômetro está prevista a construção de hotel, shopping e centro de convenções.

— os armazéns seriam revitalizados para abrigar bares, restaurantes e lojas. A proposta prevê a substituição das paredes de alvenaria por vidros para possibilitar a visão da paisagem.

— na beira do cais, seriam construídas plataformas flutuantes para pedestres que ficariam mais altas ou mais baixas conforme o nível do Guaíba e serviriam como barreira contra enchentes.

Nenhum comentário: