Redir

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Especialista norte-americana aborda questões urbanas














Às vésperas de votar o Plano Diretor de Porto Alegre, a Câmara Municipal recebeu na manhã desta quinta-feira (12) a professora do curso de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Cincinatti (EUA), Carla Chifos. Também estiveram presentes os representantes da Fullbright Commission e o vice-cônsul e adido cultural do Consulado Americano, Scott Whitmore.

As questões ambientais e de funcionamento dos grandes centros urbanos, que geram grande discussão no Século XXI, permearam a exposição de ideias e questionamentos do encontro. De acordo com Carla, “a sustentabilidade é um conceito que não pode ser generalizado, pois varia de um local para o outro. Cada região tem seus costumes. O grande desafio é mudar os comportamentos individuais”, ressaltou.

A professora citou exemplos de cidades norte-americanas que aplicaram ações visando o meio ambiente e que obtiveram resultados positivos. Enfatizou que o esgotamento pluvial é um dos grandes problemas dos Estados Unidos, gerando altos níveis de poluição. O modelo de infraestrutura verde (eco city) é um dos exemplos que deram certo e que pretende se expandir, visando resolver as questões relacionadas à consciência ambiental dos indivíduos e resolver os problemas de escoamento. Abordou, ainda, a temática do lixo e da reciclagem dos resíduos da construção civil.

Nenhum comentário: