Redir

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Rosário: revitalização da orla impulsionou o turismo da cidade















Estive, nos dias 12 e 13 de outubro, na companhia dos vereadores Airto Ferronato e Adeli Sell, e do coordenador do Projeto de Revitalização do Cais Mauá, Edemar Tutikian, na cidade de Rosário (Argentina), com o propósito de conhecer o processo de revitalização da área da orla, mais especificamente do porto, buscando elementos que nortearão nossas decisões, tanto no Plano Diretor, quanto na Revitalização do Cais Mauá.

Nós gaúchos temos alguns traços característicos que considero negativos. Achamos que nos bastamos, tudo aqui é o melhor, nos ensimesmamos e perdemos a capacidade de olhar ao nosso redor e mais especialmente reconhecer experiências e exemplos que nos ajudem a avançar.















Rosário é uma cidade com cerca de 1,5 milhão de habitantes, às margens do Rio Paraná e formada sobre uma península, assim como Porto Alegre. Infelizmente para nós as semelhanças terminam aí. Com um governo socialista, tiveram a capacidade de há 10 anos construir consenso, fazendo a recuperação do seu fantástico patrimônio arquitetônico e cultural, mas ao mesmo tempo avançando rumo à modernidade.

Assim como Porto Alegre, Rosário estava de costas para o rio. Diferente de Porto Alegre fez o zoneamento da orla, investiu em passarelas suspensas sobre a água para caminhadas e autorizou, em determinado lugar antes abandonado e degradado, a construção de algumas torres de 105 metros de altura, que junto a uma ponte de 57 quilômetros de extensão, configuram um novo marco que contrasta e valoriza com os antigos prédios de arquitetura clássica, neoclássica e barroca, principalmente. A cidade é plana e as ruas são todas retas, tal qual Manhattan. O centro é bem cuidado, com um calçadão de comércio pujante e mesas de bares, onde as pessoas tomam seus cafés pela manhã ou no final do dia. As praças são limpas e os postes antigos de ferro fundido adornam o ambiente. A coleta de lixo é containerizada e as paradas de ônibus são feitas de aço, vidro e madeira, cuidadas pelo povo que não as depreda.















Após a recuperação do Porto, Rosário desenvolveu nova vocação turística, um turismo de fim de semana de famílias que vem do interior e que lotam seus hotéis, restaurantes, e que deram novo impulso à economia da cidade. Rosário está a pouco mais de 1.500 quilômetros de Porto Alegre, mas a diferença de civilização, infelizmente para nós, é bem maior que essa distância.

2 comentários:

adeli sell disse...

fotos bem escolhidas
eu as fiz, e o valer sintetiza corretamente o que pode e o que deve ser feito
não é preciso disputar sempre
é bom convergir também
adeli sell
vereador

Valter Nagelstein disse...

Pára Adeli, as fotos, as boas, são minhas, rsrsrsrs. Tu é um grande vereador, mas um péssimo fotógrafo! rsrsrsrsrsrsrs