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quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Cais Mauá em discussão na Câmara de Vereadores














O Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLCE) que trata da revitalização da área do Cais Mauá entrou em discussão preliminar de pauta na sessão ordinária desta quarta-feira (02/9). O projeto, cujo parecer prévio da Procuradoria da Câmara conclui pela inexistência de óbice legal à sua tramitação, deverá passar agora por discussão preliminar de pauta durante duas sessões consecutivas.

O PLCE nº 004/09, conhecido como Projeto do Cais Mauá, institui o regime urbanístico para aquela área, identificada como Macrozona (MZ) 01, Unidade de Estruturação Urbana (UEU) 02. Ele estabelece regras e parâmetros para o uso e a ocupação do solo – definindo densidade, atividades, índice de aproveitamento, volumetria (altura e taxa de ocupação) e outros dispositivos – das Subunidades 2, 4 e 5, bem como altera os limites das Subunidades 1 e 2 e cria as Subunidades 4 e 5. A área do Cais Mauá tem 1,8 quilômetros quadrados e 3,3 quilômetros de extensão, abrangendo o trecho que vai da Usina do Gasômetro até a terceira doca, na altura da Rua Coronel Vicente esquina com Avenida Mauá, nas proximidades da Estação Rodoviária. Dos 12 armazéns instalados nesse trecho, 11 são tombados pelo patrimônio histórico do Município.

Revitalização do Cais Mauá projetada pelo governo do Estado

— próximo à Rodoviária, na área das docas, seriam construídas duas torres comerciais, com espaço para escritórios e estacionamento.

— O muro da Avenida Mauá, que hoje tem 3 metros de altura, ficaria com 1,5 metro para dar maior visibilidade á área interna.

— O prédio onde antes funcionava uma fábrica de gelo seria transformado em espaço cultural, possivelmente um museu.

— próximo à Usina do Gasômetro está prevista a construção de hotel, shopping e centro de convenções.

— Os armazéns seriam revitalizados para abrigar bares, restaurantes e lojas. A proposta prevê a substituição das paredes de alvenaria por vidros para possibilitar a visão da paisagem.

— Na beira do cais, seriam construídas plataformas flutuantes para pedestres que ficariam mais altas ou mais baixas conforme o nível do Guaíba e serviriam como barreira contra enchentes.

O projeto

— Business Park (localizado na área das Docas).

— Terminal Hidroviário (ocupando um antigo armazém).

— Revitalização dos armazéns para uso comercial (lojas, restaurantes e outros estabelecimentos).

— Museu (Pórtico Central e armazéns A e B).

— Hotel e Centro de Eventos (na ponta do Gasômetro).

— Shopping (na ponta do Gasômetro).

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